ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS
 


MISSÃO

 

 

 

        A Missão do LEB é desenvolver e disseminar conhecimentos avançados, oferecer um ensino de qualidade em Engenharia de Biossistemas, para formar profissionais capazes de atuar nos diversos segmentos da sociedade, de forma empreendedora e sustentável.

       O Departamento, ao longo de suas reuniões formais e informais, ressalta a importância de se manter a qualidade da pesquisa e do ensino para atender à missão do LEB.

       A visão do LEB é consolidar-se como um Departamento reconhecido nacional e internacionalmente pela qualidade de suas pesquisas, excelência no ensino e prestação de serviços à comunidade.

       A estratégia de estruturação de um novo Departamento, por meio da fusão do Departamento de Engenharia Rural com a área de Física e Meteorologia ligada ao Departamento de Ciências Exatas, resultou na criação do Departamento de Engenharia de Biossistemas com a sigla LEB, passo necessário rumo à visão que foi amplamente discutida pelos docentes durante a estruturação do LEB e transmitida aos servidores por ocasião das reuniões formais.

      
       PROPOSTA EDUCACIONAL

       A proposta educacional do LEB contempla as necessidades dos cursos por ele atendidos: Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências dos Alimentos, Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e Administração. A principal atuação do LEB é diretamente relacionada com a carreira profissional: Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal. Com isso, a proposta educacional é prover aos seus egressos uma sólida formação que os capacite a utilizar os conceitos fundamentais da Engenharia de Biossistemas, utilizando racionalmente os recursos disponíveis, garantindo a sustentabilidade do empreendimento e do ambiente. A formação deve permitir uma atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas: tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos. O conceito de cidadania faz parte da proposta educacional e os egressos devem apresentar uma visão holística e ética sobre a sustentabilidade social, econômica, cultural e ambiental. As áreas de atuação contemplam hidrologia, hidráulica agrícola, irrigação, drenagem agrícola, mecânica e máquinas agrícolas, topografia, geoprocessamento, sensoriamento remoto, construções rurais e ambiência, física e meteorologia. As áreas mencionadas estão classificadas nas agências de fomento (CNPq e FAPESP) dentro da grande área Ciências Agrárias, áreas de Agronomia e Engenharia Agrícola e sub áreas: Agrometeorologia, Máquinas e Implementos Agrícolas, Engenharia de Água e Solo, Construções Rurais e Ambiência e Geoprocessamento.

       Com relação a Pós-graduação, formar mestres e doutores em Engenharia de Sistemas Agrícolas, preparados para atuarem nas áreas de ambiente, gestão ou tecnologia, dentro da grande área compreendida pela Engenharia Agrícola e de Biossistemas. Com isso, espera-se estar contribuindo para a formação de um profissional apto a ingressar no mercado de trabalho com um espírito empreendedor, autônomo e inovador. As áreas de atuação do LEB são consideradas estratégicas para o desenvolvimento tecnológico e científico do país.

       A proposta educacional é apresentada ao longo das reuniões oficiais do LEB e difundida aos alunos por meio das disciplinas e dos grupos de estágios e extensão.


 

     

Copyright © 2003-, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS (LEB)
Avenida Pádua Dias, 11 - Piracicaba/SP - CEP 13418-900
Tel.: (19) 3429-4217  Fax (19) 3447-8571 - chefeleb@usp.br