O trabalho científico "Assessment of yeld with altered soybean traits for drought tolerance in Southern Brazil", apresentado pelo Engº Agrº Rafael Battisti e orientado pelo Prof. Dr. Paulo Cesar Sentelhas (LEB), foi eleito o "melhor" trabalho científico apresentado no VII Congresso Brasileiro de Soja, na categoria "Pós-graduação".
O trabalho teve por objetivo avaliar características de cultivares de soja, por meio de modelos de simulação de crescimento de cultura, que possam auxiliar a reduzir as perdas de produtividade por déficit hídrico para as condições climáticas atuais e futuras na região Centro-Sul do Brasil.
A pesquisa teve apoio financeiro da FAPESP, e a participação dos pesquisadores: Prof. Dr. Kenneth J. Boote da Universidade da Flórida, Prof. Dr. Gil M. de S. Câmara do Departamento de Produção Vegetal da ESALQ/USP, Dr. José R. B. Farias da Embrapa Soja e do Prof. Dr. Claudir J. Basso da Universidade Federal de Santa Maria.
Com promoção e realização da Embrapa Soja, o Congresso Brasileiro de Soja realizado em Florianópolis, é o principal evento no Cone Sul envolvendo todo o complexo de soja brasileiro e tem, entre seus objetivos, discutir com todos participantes da cadeia produtiva os problemas, as possíveis soluções e as tendências do agronegócio da Soja no Brasil e no mundo. Este ano, com o tema "Tecnologia e mercado global: perspectivas para a soja", o evento trouxe
importantes nomes da pesquisa e do agronegócio brasileiro e internacional para debater os desafios atuais e as perspectivas de um dos principais segmentos da agricultura brasileira e mundial.
Na sessão de encerramento do VII CBSoja e do Mercosoja 2015, realizado dia 25 de junho de 2015 em Florianópolis, foram premiados três dos 376 trabalhos técnicos inscritos. Confira os vencedores, acessando:
http://www.cbsoja.com.br/noticias/114-cbsoja-premia-trabalhos-tecnicos-cientificos